Bateria de hidrogênio: Primeiros protótipos funcionais
Redação do Site
Inovação Tecnológica - 21/03/2018
Bateria de hidrogênio
As baterias de hidrogênio, ou
baterias de prótons, estão entre os conceitos promissores para a substituição
das baterias de lítio ou mesmo das células de combustíveis.
Como em todo novo conceito, o
progresso tem sido mais lento do que se desejava. Em apenas uma semana,
contudo, duas equipes, trabalhando independentemente, mostraram resultados
importantes.
A primeira equipe, formada por
pesquisadores de várias universidades dos EUA, desenvolveu um novo eletrodo
para a bateria de hidrogênio - o eletrodo é o material por onde a corrente
elétrica entra, durante a recarga, ou sai da bateria, quando sua energia é
usada. Para ser eficiente, um eletrodo precisa de muita área superficial. Para
isso, a equipe cultivou nanotubos de carbono diretamente sobre fibras de carbono,
formando um eletrodo não apenas poroso, mas com poros minúsculos.
"Antes do nosso trabalho, as
pessoas usavam eletrodos de carbono de papel e tinham que empilhar eletrodos
para gerar uma saída de alta potência. Os eletrodos tinham que ser muito mais
grossos e mais caros porque você precisava usar múltiplas camadas - eles são
mais volumosos e mais resistivos.
"Nós tivemos uma ideia
simples, mas inovadora, de crescer pequenos nanotubos de carbono diretamente
sobre fibras de carbono dentro dos eletrodos - como minúsculos pêlos - e com
isso aumentamos a área superficial em 50 a 70 vezes. Resolvemos a exigência de
elevada área superficial para eletrodos de bateria de hidrogênio-bromo,"
disse Trung Van Nguyen, da Universidade do Kansas, um dos líderes da equipe.
Uma questão fundamental que resta
antes que uma bateria de brometo de hidrogênio possa chegar ao estágio
comercial é o desenvolvimento de um catalisador eficaz para acelerar as reações no lado do
hidrogênio da bateria e fornecer uma saída maior - e um catalisador que
sobreviva à extrema corrosividade do sistema. A equipe afirma que já está
trabalhando nisso.
O protótipo da equipe australiana é ainda menor,
mas tem a vantagem de já ser totalmente funcional. [Imagem: RMIT University]
Bateria de hidrogênio funcional
Pesquisadores da Universidade
RMIT, na Austrália, demonstraram por sua vez a primeira bateria recarregável de
prótons totalmente funcional.
O protótipo também usa um eletrodo
de carbono para armazenar o hidrogênio, juntamente com uma célula de combustível
reversível para produzir eletricidade.
Durante o carregamento, o carbono
no eletrodo liga-se com os prótons - ou átomos de hidrogênio - gerados pela
divisão da água em oxigênio e hidrogênio, o que é feito com a ajuda de elétrons
de uma fonte de alimentação externa. Os prótons são liberados novamente e
passam de volta através da célula de combustível reversível para formar água
com o oxigênio do ar e gerar energia. Ao contrário dos combustíveis fósseis, o
carbono não queima, não gerando emissões no processo.
O eletrodo poroso de carbono
ativado, feito de resina fenólica, armazena cerca de 1% em peso de hidrogênio.
Parece pouco, mas esta é uma energia por unidade de massa comparável com a das
baterias de lítio comercialmente disponíveis, lembrando que a bateria de
prótons é um protótipo em estágio inicial, ainda longe de ser otimizada. A
tensão máxima da célula foi de 1,2 volt para uma área de superfície interna
ativa de apenas 5,5 centímetros quadrados.
"O trabalho agora se
concentrará em melhorar ainda mais o desempenho e a densidade de energia através
do uso de materiais à base de carbono em camadas atômicas e finas, como o grafeno, com o objetivo firme de chegar a uma bateria de
prótons verdadeiramente competitiva com as baterias de íons de lítio,"
disse o professor John Andrews.
Ou, eventualmente, as duas equipes
possam se unir, já que a equipe norte-americana já desenvolveu um eletrodo mais
eficiente usando os nanotubos, que são essencialmente folhas de grafeno
enroladas.
Bibliografia:
Technical feasibility of a proton battery with an activated carbon electrode
Shahin Heidari, Saeed Seif Mohammadi, Amandeep Singh Oberoi, John Andrews
International Journal of Hydrogen Energy
Vol.: 43, Issue 12, 22 March 2018, Pages 6197-6209
DOI: 10.1016/j.ijhydene.2018.01.153
Highly Dispersed RhxSy Catalyst on Carbon Support with High Nafion Affinity for HER/HOR in HBr Solution
Yuanchao Li, Trung Van Nguyen
ECS Meeting Abstracts
Technical feasibility of a proton battery with an activated carbon electrode
Shahin Heidari, Saeed Seif Mohammadi, Amandeep Singh Oberoi, John Andrews
International Journal of Hydrogen Energy
Vol.: 43, Issue 12, 22 March 2018, Pages 6197-6209
DOI: 10.1016/j.ijhydene.2018.01.153
Highly Dispersed RhxSy Catalyst on Carbon Support with High Nafion Affinity for HER/HOR in HBr Solution
Yuanchao Li, Trung Van Nguyen
ECS Meeting Abstracts
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